Lançado em 2022, o filme “1976” é um drama chileno que traz a história de uma mulher de classe média que abriga um refugiado político durante a ditadura de Augusto Pinochet. O longa acompanha Carmen, uma mulher de 50 anos casada com o médico Miguel, que leva uma vida tranquila e confortável na capital Santiago.
Carmen decide viajar para sua casa de praia para ver como está a obra no local e encontra o padre Sánchez, que pede uma ajuda para ela. Cuidando de um homem chamado Elias, o padre pede que Carmen possa também cuidar dele. Com conhecimentos básicos da medicina, ela decide acatar a ideia do padre e o coloca em sua casa de veraneio.
Porém, sua vida muda quando ela descobre que Elias é um político refugiado, que foi ferido por uma bala por ser contra o governo ditatorial atual.
1976 é baseado em fatos reais?
O longa traz uma história intrigante sobre como Carmen terá que cuidar de Elias. A princípio, o filme é baseado em fatos reais, trazendo histórias que a avó da diretora Manuela Martelli contava para ela.
Inclusive, o filme traz o ano em que sua avó faleceu como nome, e Martelli decidiu trazer no filme as experiências que foram contadas, usando vídeos familiares filmados com uma câmera Super-8.
Outro destaque é o momento histórico real que o Chile passou, com anos de repressão após o golpe militar de Pinochet.
Mais informações de 1976
O longa acaba de ficar disponível na Netflix e as gravações começaram em 2021, em Las Cruces, um resort de férias na cidade costeira chilena de El Tabo, na região de Valparaíso. A fotografia ficou sob responsabilidade de Yarará Rodríguez e a trilha sonora teve um toque brasileiro, composta por Mariá Portugal.